- Um produto que desenvolveu se em um percurso publicitário.
- Possui modelos de moda praia, moda esportiva e moda casual.
- O produto sandálias Havaianas é constantemente apresentado como modelo de
sucesso no gerenciamento de marca no mercado nacional e internacional. - O noticiário ou a publicidade relaciona as sandálias Havaianas com eventos, personalidades ou ocasiões de glamour. Contudo o foco das ações de marketing e publicidade é centrado nas características fundamentais do produto.
- O processo de pesquisa consistiu, primeiramente, na definição do escopo do
trabalho, determinando o foco de atenção sobre o produto em estudo e desenvolvendo pesquisa exploratória, considerando-se os conceitos, as relações e as terminologias relacionadas à cultura comercial da moda. Assim, alguns indicadores conceituais, que configuram o posicionamento do objeto na cultura da moda, foram recuperados no universo noticioso. Porém isso se refere apenas à configuração do objeto de estudo em seu ambiente de valorização, sem descaracterizar o rigor acadêmico adotado na composição da conceituação teórica.
- O produto sandálias Havaianas é constantemente apresentado como modelo de
sucesso no gerenciamento de marca no mercado nacional e internacional.
- A marca comercial Havaianas, que se expressa por meio de suas sandálias,requer para seu produto o direito de determinar tendências, subvertendo a tradição. Por isso,além do que é indicado no objeto de estudo, que são as sandálias modelo Slim.
As informações deste item foram pesquisadas no sítio da marca Havaianas na
- internet (HAVAIANAS, 2010). Assim como o produto, o sítio pertence ao grupo SÃO PAULO ALPARGATAS S.A. O produto sandálias Havaianas foi criado em 1962, sob inspiração de um modelo de sandálias japonesas denominado Zori, confeccionado com tiras de tecido e solado de palha de arroz. Por isso, em todos os modelos, a parte superior do solado das sandálias Havaianas apresenta uma textura que imita a aparência dos grãos de arroz. Esse é o registro da inspiração de origem, como parte característica das sandálias Havaianas que, desde o início, foram produzidas em borracha. Por outro lado, o nome que marca o produto é relacionado ao Havaí, local geográfico divulgado, na época, como um paraíso de sol e mar, frequentado por pessoas norte-americanas, ricas e famosas, que passavam suas férias naquele soltam as tiras e não têm cheiro”. Esse sucesso atraiu o interesse da concorrência em produzir calçados similares, obrigando que a marca prevenisse os consumidores com o slogan:
“Havaianas. As legítimas.”
As sandálias Havaianas Slim como signo fashion,
- O modelo Slim das sandálias Havaianas apresenta um tratamento metalizado
na superfície de suas tiras de borracha (Figura 1B), participando da diversificação da linha de produtos da marca que, atualmente, oferece diversos modelos do mesmo produto, buscando atender diferentes segmentos do público.
Há modelos mais coloridos, outros mais arrojados e com adereços. São
também produzidos modelos personalizados ou destinados a eventos específicos. Porém são mantidas as características básicas que denotam e identificam o produto, são determinadas pelo uso da borracha como matéria-prima e pela sua forma específica que, popularmente, caracteriza o produto como “chinelo de dedo”. A versão mais tradicional (Figura 1A) apresenta tiras em formato “V” e, em todas as versões, são recorrentes as mesmas texturas no solado. A da parte superior é diferente da textura da parte inferior, que apresenta frisos antiderrapantes.
A morfologia das sandálias Havaianas e o material utilizado na fabricação, de
modo geral, sugerem descontração e informalidade social (Figuras 1A e 1B). Do ponto de vista semiótico, o ícone percebido ou experimentado promove sensações e sentimentos, os quais são relacionados ao relaxamento, à liberdade, ao conforto e ao despojamento que, culturalmente, são associados a conceitos, indicando o produto como símbolo de descontração e informalidade social.
A aceitação de que a morfologia das sandálias compõe um ícone de liberdade,
com conforto e relaxamento, requer a compreensão de que o valor simbólico das coisas percebidas ou experimentadas é determinado por convenções culturais, as quais associam as coisas entre si. Por exemplo, as sandálias de borracha são convencionalmente associadas à praia, ao banho e a outras situações que envolvam água. Mas convenções desse tipo decorrem
Sérgio Murilo P. da Silva Filho
Faculdade Cisne
Publicidade
Sem comentários:
Enviar um comentário