• O foco de atenção sobre o produto em estudo e desenvolvendo pesquisa exploratória, considerando-se os conceitos, as relações e as terminologias a cultura comercial da moda. Por fim, foi feita a aplicação dos conceitos no processo de reflexão sobre os elementos e os aspectos visuais do produto que aparecem como elementos simbólicos identificadores de sua condição cultural no âmbito da cultura comercial contemporânea, considerando-se especialmente os valores da moda e do mercado fashionista.
• O produto sandálias Havaianas é constantemente apresentado como modelo de sucesso no gerenciamento de marca no mercado nacional e internacional. Por ser um tema bastante explorado e considerando-se que a leitura semiótica foca prioritariamente o objeto em estudo, apresenta-se resumidamente a questão assinalando uma palestra de 2006 que, na época, repercutiu nos sítios de moda e de marketing, como o sítio Chic, de Glória Kalil (2006), e o sítio Mundo do Marketing (2006), entre outros.
• Os resultados foram indicados como decorrentes de altos investimentos em estratégias gerais de marketing e processos específicos de comunicação. Isso ocorre até os dias atuais porque, em todo o tempo, o noticiário ou a publicidade relaciona as sandálias Havaianas com eventos, personalidades ou ocasiões de glamour. Contudo o foco das ações de marketing e publicidade é centrado nas características fundamentais do produto.
• O percurso mercadológico das sandálias Havaianas indica também um percurso evolutivo de significação, passando de marca popular de baixo preço para marca de moda. Atualmente, as sandálias Havaianas são signos que representam e expressam a moda que, por si só, é um fenômeno intangível .
• Portanto o que é proposto, a seguir, é uma reflexão sobre as conceituações possíveis, que são relacionadas a um produto específico da área de Moda, ou seja, as sandálias Havaianas modelo Slim, cujo significado do nome pode ser imediatamente relacionado com os termos “fino” e “elegante”.Mas, de modo específico, fashion é aquilo que expressa inovação e vira tendência, movimentando os costumes e ditando a moda, porque tem o poder de influenciar o público. Essa influência é disseminada, primeiramente, junto aos setores especializados, que são “formadores de opinião”.
• O primeiro anúncio televisivo da nova campanha7 Havaianas estreou no mês de agosto de 2010. No comercial, o roteiro é desenvolvido apresentando-se, do começo ao fim do anúncio, uma fila de pessoas jovens esperando para entrar em um clube noturno. Há um grupo de amigos e todos se apresentam bem arrumados, com roupas sociais, e calçando sandálias Havaianas.
• Porém a atual campanha da marca Havaianas busca dividir ainda mais o espaço da moda social, ocupando-o também com suas sandálias.
• “as Havaianas não deformam, não soltam as tiras e não têm cheiro”. Esse sucesso atraiu o interesse da concorrência em produzir calçados similares, obrigando que a marca prevenisse os consumidores com o slogan: “Havaianas. As legítimas.”
As sandálias Havaianas Slim como signo fashion

• O modelo Slim das sandálias Havaianas apresenta um tratamento metalizado na superfície de suas tiras de borracha (Figura 1B), participando da diversificação da linha de produtos da marca que, atualmente, oferece diversos modelos do mesmo produto, buscando atender diferentes segmentos do público.
• Do ponto de vista semiótico, o ícone percebido ou experimentado promove sensações e sentimentos, os quais são relacionados ao relaxamento, à liberdade, ao conforto e ao despojamento que, culturalmente, são associados a conceitos, indicando o produto como símbolo de descontração e informalidade social.
Jamylly Christ
Produção publicitaria 2015.1
Sem comentários:
Enviar um comentário