segunda-feira, 13 de abril de 2015

A Região Nordeste e Sua Pluralidade Cultural.

  O nordeste brasileiro é uma região composta pelos estados de Alagoas, Bahia, Ceará, Maranhão, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte e Sergipe. Por isso podemos afirmar que é uma região de grande pluralidade cultural, com destaque para o carnaval especialmente o de Salvador, Recife e Olinda.
Mas no nordeste Também tem as festas juninas de Caruaru (PE), Mossoró (RN) e Campina Grande (PB) festas populares e que atraem grandes públicos. Os festejos de bumba meu boi são tradicionais em quase todos os estados nordestinos.
  A capoeira é outra forte tradição cultural e foi introduzida no Brasil pelos escravos africanos, é considerada uma modalidade de luta e também de dança. Adquiriu adeptos rapidamente nos estados nordestinos, principalmente na Bahia e Pernambuco.
  O Reisado é uma manifestação cultural trazida pelos colonizadores portugueses. É um espetáculo popular das festas de Natal e Reis, geralmente as apresentações são em praça pública, na rua ou nos terreiros nos sítios e fazendas.
  O nordeste tem danças tradicionais e que identificam a região podemos destacar o Coco, o Frevo e o maracatu. O coco é um estilo de dança muito praticado nos estados de Alagoas, Paraíba, Pernambuco e Rio Grande do Norte. O frevo surgiu através da capoeira e é o ritmo que predomina no carnaval Pernambucano. O maracatu é originário de Recife (PE), surgiu durante as procissões em louvor a Nossa Senhora do Rosário dos Negros, que batiam o xangô (candomblé).
  Mas no nordeste a crença e as tradições também são festejadas, a festa de Iemanjá é um agradecimento à Rainha do Mar. A maior festa de Iemanjá ocorre na Bahia, no Rio Vermelho, dia 2 de fevereiro. Afoxê é o sagrado participando do profano. É uma obrigação religiosa que os membros dos candomblés (de origem jeje-nagô) devem cumprir. Candomblé consiste num culto de origem africana trazido pelos escravos negros, na época do Brasil colonial.
  Literatura de Cordel é uma outra manifestação cultural nordestina, consiste na elaboração de pequenos livros que conta histórias escritas em prosa ou verso, os assuntos são os mais variados: desafios, histórias ligadas à religião, ritos ou cerimônias.
  O nordeste é rico em arte e cultura, tem as mais belas feiras do país, com destaque para a feira de caruaru e seu belo artesanato.

 



Vou finalizar com a diversificada culinária nordestina que se destaca pelos temperos fortes e comidas apimentadas. Os pratos típicos são: Buchada de bode, carne de sol, feijão verde, tapioca, sarapatel, vatapá, acarajé, cururu, canjica, frutos do mar, peixes, etc.  





Francisco Geliarde da Silva Soares
Produção Publicitária 2015.1 - Faculdade CISNE
Professor:Marx Costa.

Sem comentários:

Enviar um comentário