segunda-feira, 25 de maio de 2015

Analise Semiótica - “United Colors Of Benetton”

       Benetton é uma empresa transnacional italiana de moda,  A empresa é marcada por suas campanhas polêmicas, feitas em conjunto com Olivero Toscani, o fotografo dizia que:” Para fotografar de uma melhor forma não deve haver nenhum modo de fotografar.”





Ao observar a imagem que tem o slogan “United Colors Of Benetton” ou “Cores unidas de Benetton”, vemos claramente um protesto.  Os elementos da imagem são dois homens com cor da pele diferente, porém vestidos quase da mesma forma e algemados um ao outro. O cartaz pode ser definido como fora de contexto, em relação à empresa, e de difícil entendimento.

 Este é um tipo de anuncio liso, produzidos profissionalmente onde foi utilizada a foto e a frase para comunicar uma mensagem, e fizeram isso de forma diferente, já que Benneton aprimorou questões sociais e políticas para promover o seu nome, e tal fato leva a acreditar que as questões originais perdem a significância quando transformadas em mercadorias anunciadas.

O uso das roupas parcialmente parecidas lembra que todos estamos no mesmo patamar, digamos assim, e o fato de estarem algemados vem com a mesma idéia, só que de forma mais expressiva, e por fim, o slogan que é claro “Cores Unidas  de Benetton” que quer dizer que  independente das cores, estamos unidos.




Vanessa Laurentino.
Produção Publicitária.

Sem comentários:

Enviar um comentário