O simbolismo da marca Havaianas é um discurso publicitário contemporâneo para a criação de uma imagem, um legado, para o consumo do produto. Eles usam a publicidade voltada ao consumo de vida social, para o desejo do "ser" ou "ter" usando a moda praia, esportiva e casual, para assim conquistar basicamente qualquer indivíduo, principalmente o brasileiro. Com base no conceito da semiótica.
"O tratamento estético formal determinado pelo design dos modelos Havaianas Slim indica a busca por ascensão simbólica e consequente ampliação de mercado. Caracteriza também uma ampliação no posicionamento da marca, para que parte de seus produtos seja aceita e usada em situações sociais que, até recentemente, eram pouco receptivas a pessoas calçadas com sandálias de borracha."
"(..) o diretor de comunicação Rui Porto e a consultora de comércio exterior Ângela Hirata, apresentaram o percurso de sucesso das sandálias de borracha que, primeiramente, a partir de 1962, eram destinadas aos consumidores brasileiros de baixa renda e, posteriormente, tornou-se um produto requerido e vendido como artigo de moda em pelo menos sessenta países do mundo."
Isso ocorreu de acordo com o processo de investimento no marketing(estratégias em gerais) e na comunicação específica. E esse processo estratégico ocorre até hoje relacionando a Havaianas á eventos e ocasiões de glamour para manter a imagem conquistada.
"O segundo anúncio televisivo mostra uma jovem que se arruma para sair acompanhada à noite e vai ao encontro de seu acompanhante que a espera do lado de fora da casa, junto ao carro. Ao perceber que a jovem está calçando sandálias Havaianas, o acompanhante questiona sua aparência, considerando o calçado inadequado para a ocasião. Em seguida, depois de afirmar que irá fazer uma troca, a jovem retorna ao seu quarto e telefona para alguém. A última cena do anúncio mostra a jovem relatando ao acompanhante que foi feita a troca. No mesmo instante, outro carro estaciona no local, e a jovem se afasta para se reunir ao novo acompanhante, confirmando que houve a troca de acompanhante em vez da troca de calçado."
![]() |
| Fonte: Havaianas |
A moda social implementada pela Havaianas é bem nítida em seus anúncios divulgados pela televisão. Sempre lembrando da possibilidade e normalidade do uso do produto em qualquer ocasião, lugar ou pessoa. Esse reforço publicitário não é cansativo, é interessante, e bem recebido, é a propaganda pronta - conceito- da marca.
Laryse Ferreira

Sem comentários:
Enviar um comentário