- A partir de 1962, as Havaianas eram voltadas aos consumidores brasileiros que possuíam baixa renda, no entanto com o decorrer da sua historia tornou-se um produto conhecido e vendido como artigo de moda.
- As ações de marketing e publicidade são focadas nas características especificas do produto, na sua verdadeira essência, “mudar sem mudar”.
- Com a sua evolução, de acordo com o marketing exercido em cima do produto e da marca, passa a ser uma marca de moda mesmo ainda sendo um produto popular.
- A Teoria Semiótica define como tudo o que está no lugar de alguma coisa como seu representante (PEIRCE, 2007).
- As Havaianas são por si só signos que expressam moda, é um fenômeno intangível.
- Aquilo que expressa inovação e vira tendência, ditando moda e movimentando os costumes é o Fashion, podendo influenciar o publico através do produto em si, mas acompanhado de propagandas.
- Havaianas foram criadas sob inspiração de sandálias japonesas chamadas Zori, que eram confeccionadas com tiras de tecido e solado de palha de arroz. Em todos os modelos das Havaianas possuem a parte superior do solado com textura que imita os grãos de arroz, justamente por causa de sua inspiração.
- A cada década as campanhas publicitárias demarcaram a evolução e posicionamento da marca no mercado.
- Por ter se tornado sucesso no mercado a concorrência começou a produzir calçados similares. Então como jogada superior e inteligente criou o slogan: “Havaianas. As legítimas.”
- Na década de 90, desenvolve o slogan que considera o uso do produto por todas as classes sociais. “Havaianas: todo mundo usa”.
- As Havaianas Slim são os modelos luxuosos das havaianas.
- Com o passar do tempo além de serem os calçados mais usados de todos os tempos ainda são referencia de moda, marketing e propaganda.
Roberta Sousa
Faculdade Cisne
Gestão Comercial
Sem comentários:
Enviar um comentário