segunda-feira, 25 de maio de 2015

UM EXERCÍCIO DE ANÁLISE SEMIÓTICA : SANDÁLIAS HAVAIANAS MODELO SLIM.

Introdução

O processo de pesquisa consistiu, primeiramente, na definição do escopo do trabalho, determinando o foco de atenção sobre o produto em estudo e desenvolvendo pesquisa exploratória, considerando-se os conceitos, as relações e as terminologias relacionadas à cultura comercial da moda. Assim, alguns indicadores conceituais, que configuram o posicionamento do objeto na cultura da moda, foram recuperados no universo noticioso. Porém isso se refere apenas à configuração do objeto de estudo em seu ambiente de valorização, sem descaracterizar o rigor acadêmico adotado na composição da conceituação teórica.
Além de sua função prática, que é proteger os pés no uso diário, o produto sandálias, que, durante muito tempo, foi signo de informalidade e despojamento, é agora apresentado como signo de moda, inclusive sendo indicado para ocasiões que requerem, tradicionalmente, o uso de produtos de maior formalidade. Essa ruptura proposta na tradição é justificada pelo caráter fashion do produto de marca. Pois, de maneira geral, fashion é o que está na moda. Mas, de modo específico, fashion é aquilo que expressa inovação e vira tendência, movimentando os costumes e ditando a moda, porque tem o poder de influenciar o público. Essa influência é disseminada, primeiramente, junto aos setores especializados, que são “formadores de opinião”.
As mensagens dos anúncios televisivos confirmam a intenção dos anunciantes da marca de ampliar o uso do produto sandálias, ocupando um espaço que, primeiramente, era dominado por sapatos sociais e, posteriormente, foi também ocupado por calçados esportivos, popularmente conhecidos como tênis. Porém a atual campanha da marca Havaianas busca dividir ainda mais o espaço da moda social, ocupando-o também com suas sandálias.

Características do produto que identificam a marca
As campanhas publicitárias demarcaram a evolução do posicionamento da marca no mercado, que alteraram parcialmente as características físicas e simbólicas do produto. Por exemplo, os slogans da década de 1970 assinalavam o sucesso do produto de acordo com suas qualidades tangíveis, anunciando que “as Havaianas não deformam, não soltam as tiras e não têm cheiro”. Esse sucesso atraiu o interesse da concorrência em produzir calçados similares, obrigando que a marca prevenisse os consumidores com o slogan: “Havaianas. As legítimas.”

As sandálias Havaianas Slim como signo fashion
A morfologia das sandálias Havaianas e o material utilizado na fabricação, de modo geral, sugerem descontração e informalidade social (Figuras 1A e 1B). Do ponto de vista semiótico, o ícone percebido ou experimentado promove sensações e sentimentos, os quais são relacionados ao relaxamento, à liberdade, ao conforto e ao despojamento que, culturalmente, são associados a conceitos, indicando o produto como símbolo de descontração e informalidade social.

 O modelo Slim que, de modo geral, confirma em grande parte a significação proposta para as sandálias Havaianas, apresenta-se, entretanto, com algumas características diferenciadas, que ampliam e complicam o processo de significação. O modelo é signo icônico dos calçados do tipo sandálias, mas apresenta algumas características incomuns, configurando um estilo próprio e acrescentando ao signo “sandálias” adjetivações simbólicas de elegância e luxo.         
As  características formais incomuns do modelo Slim indicam as sandálias nesse estilo como símbolo fashion, considerando o adjetivo no sentido específico como atributo daquilo que dita moda. Para tanto, além de formas mais delicadas, elegantes e femininas, o modelo também apresenta tiras com tratamento metalizado como parte das sandálias Havaianas com brilho. A imagem a seguir (Figura 1B) representa o modelo Slim com tiras douradas e, em comparação ao modelo tradicional (Figura 1A), houve alterações de configuração, volume, brilho e cor, resultando em diferenças de proporção e dinamismo.
 Com relação ao modelo tradicional, a diferença de proporcionalidade do modelo Slim promove sensações e sentimentos indicadores dos atributos simbólicos de delicadeza, elegância ou refinamento, indicando também uma forma mais dinâmica. O efeito de brilho decorrente do tratamento metalizado das tiras sugere superfícies mais polidas, alterando o efeito original da superfície de borracha e configurando um produto de aparência supostamente luxuosa.

Figura 1A: Sandálias Havaianas Modelo Tradicional
Figura 1B: Sandálias Havaianas Modelo Slim




Há que se observar, entretanto, que as peculiaridades associadas à filiação social e diferenciação simbólica estão mais relacionadas a situações de uso do que aos produtos em si mesmos. Isso deve ser observado porque as sandálias Havaianas participam do seleto grupo de produtos que mantêm seu valor de marca e se apresentam como símbolos de distinção, apesar de serem acessíveis a todos os tipos de público, como ressalta o slogan: “Havaianas, todo mundo usa”. Isso estabelece o paradoxo, sugerindo a alta eficiência comercial do produto, que é apresentado e aceito, ao mesmo tempo, como algo distintivo e popular. Todos podem usar ou consumir, e o uso ou consumo engrandece a todos. Pode-se imaginar que os mais humildes sintam-se valorizados ao terem acesso a um produto valorizado e consumido por representantes das classes socialmente mais elevadas. Por sua vez, ao usar um produto popular, as pessoas ricas e famosas se apresentam como indivíduos despojados e naturalmente elegantes dentro de seus carros luxuosos e dos ambientes requintados.

As sandálias Havaianas modelo Slim apresentam índices de borracha e de sandálias que, culturalmente, são percebidos como símbolos populares. Esses símbolos são relacionados, no produto, com o símbolo de luxo expresso pelo ícone dourado determinado pelo tratamento dourado das tiras. Assim, as contradições são vivenciadas já no âmbito da primeiridade, com sensações contraditórias, devido aos sentimentos de informalidade e de luxo. A percepção do objeto externo estabelece a secundidade, indicando-o como índice de borracha e também de sandália, porque o objeto estudado é parte do amplo conjunto de sandálias e atua como representação desse conjunto. No âmbito simbólico da terceiridade as sandálias em estudo, Havaianas modelo Slim, são símbolos de calçados fashion, que expressam a ambiguidade entre a tradição cerimoniosa da cor dourada e a informalidade das sandálias de borracha e, atualmente, a percepção dessa contradição é um signo considerado como símbolo de uma tendência do momento

Considerações finais

Como foi proposto, o valor simbólico do objeto de moda propicia a venda por um preço superior ao que poderia ser cobrado exclusivamente por seu valor de uso. As sandálias Havaianas Slim são afetivamente percebidas como detentoras de valores expressivos emocionalmente associados aos sentimentos fashionistas. Os sentimentos decorrem das sensações decorrentes da percepção do produto. Todavia, para que haja essa sensibilização, é necessário que o observador-consumidor seja esteticamente educado para se sensibilizar com os apelos estéticos do produto.
O processo estético-simbólico de divulgação de tendências e modelos é reforçado pela adesão das marcas que passam a distribuir produtos com características da moda. Isso propõe uma dupla via de reforços positivos, porque as marcas confirmam e validam a moda e essa valoriza os produtos e suas marcas. Simbolicamente, a mídia e as marcas confirmam certas tendências formais e comportamentais como características de moda, indicando seu status específico e distintivo, como código de usos e costumes.

Os símbolos da moda são, portanto, percebidos sob aspectos afetivos e cognitivos, cuja identificação e ação decorrem da ascensão bem sucedida da condição de produto de uso para a concepção de produto simbólico. Em seu design, as sandálias Havaianas Slim receberam tratamentos diferenciados, em suas formas e cores, e são divulgadas na mídia como produtos simbolicamente apropriados para se transitar em ambientes que, tradicionalmente, eram restritivos às sandálias de borracha, porque requeriam outros tipos de calçados considerados mais distintos ou sociais.





Vanessa Laurentino
Produção Publicitaria 

Sem comentários:

Enviar um comentário