segunda-feira, 25 de maio de 2015

Resumindo a História da sandálias Havaianas "Todo Mundo Usa"




A Sandálias Havaianas tem desenvolvido simbolicamente uma publicidade, assumindo um aspecto da moda praia, esportiva e casual. O tratamento estético formal determinado pelo design dos modelos Havaianas Slim indica a busca por um efeito simbólico e conduzindo um efeito de ampliação de mercado. Caracterizando também um aumento no posicionamento da marca para que grande parte dos seus produtos, sejam aceites e usados por mas situações sociais, que até recentemente eram poucas as pessoas que usavam sandálias de borracha. Baseado nos conceitos semióticos de Charles S. Peirce, especialista em comunicação empresarial.








Desde muitos anos as sandálias Havaianas são apresentadas como modelos de sucesso, com um marketing de repercussão nacional e internacional. Entre os garotos propagandas o inesquecível humorista Chico Anysio com o slogan “Legitimas, só Havainas”.


As campanhas publicitários determinam a evolução e o posicionamento da marca no mercado, sendo parcialmente suas características físicas e simbólicas do produto. Vejamos, na década de 70, que destacava um produto que não soltavam tiras e não tinham cheiro e despertando o concorrente a produzir produtos similares. Na década de 80 era um anuncio de um produto popular, um produto de baixo custo... Onde foram vendidas mais de 80 milhões de sandálias. Nos anos 90, a marca apresenta uma sandália que pode ser usada por todas as classes sóciais, contracenado com celeridades da TV, com o seguinte slogan “Todo Mundo Usa”.


  

No ano de 2003 um novo marketing ligam as sandálias Havaianas com celebridades em cerimônias, até em entrega de prêmios no cinema norte americano “O Oscar”. 


Faculdade Cisne
Teorias da Comunicação
Acadêmico
Nilson Alexandre

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