A Sandálias Havaianas tem desenvolvido simbolicamente uma
publicidade, assumindo um aspecto da moda praia, esportiva e casual. O
tratamento estético formal determinado pelo design dos modelos Havaianas Slim indica
a busca por um efeito simbólico e conduzindo um efeito de ampliação de mercado.
Caracterizando também um aumento no posicionamento da marca para que grande
parte dos seus produtos, sejam aceites e usados por mas situações sociais, que
até recentemente eram poucas as pessoas que usavam sandálias de borracha.
Baseado nos conceitos semióticos de Charles S. Peirce, especialista em
comunicação empresarial.
Desde muitos anos as sandálias Havaianas são apresentadas como
modelos de sucesso, com um marketing de repercussão nacional e internacional.
Entre os garotos propagandas o inesquecível humorista Chico Anysio com o slogan
“Legitimas, só Havainas”.
As campanhas publicitários determinam a evolução e o posicionamento da marca no mercado, sendo parcialmente suas características
físicas e simbólicas do produto. Vejamos, na década de 70, que destacava um produto
que não soltavam tiras e não tinham cheiro e despertando o concorrente a
produzir produtos similares. Na década de 80 era um anuncio de um produto
popular, um produto de baixo custo... Onde foram vendidas mais de 80 milhões de
sandálias. Nos anos 90, a marca apresenta uma sandália que pode ser usada por
todas as classes sóciais, contracenado com celeridades da TV, com o seguinte
slogan “Todo Mundo Usa”.
Faculdade Cisne
Teorias da Comunicação
Acadêmico
Nilson Alexandre
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