A WWF (World Wild Life Federation) é a maior organização mundial que trata de assuntos relacionados
com a conservação, cuidados e proteção do ambiente e os animais dentro dele. O
design do anúncio retrata o argumento contra a feitura, venda e distribuição de
lembranças animal exótico e visa chamar uma resposta emocional extremo ao
tratamento cruel e desumano até a morte de animais exóticos para a venda das
partes do corpo para o lucro.
A cena é uma jovem que chegou de volta aos EUA, e como ela anda através
do terminal aeroportuário, o olho do espectador é chamado para o vazamento de
sangue da bolsa que ela está puxando.
O slogan desta campanha é transcrita no lado direito inferior da imagem
em pequenas letras brancas sobre um piso de aço cinza, apenas afirmando "Não
compre lembranças de animais exóticos." O texto não deixa dúvidas quanto à mensagem que o criador quer enviar,
mas a imagem em si, atenta uma resposta de convicção para o jovem como se
houvesse um corpo morto dentro de sua bagagem. Há um senso de ironia que,
uma mulher elegante aparentemente inocente é culpada de matar animais ameaçados
e exóticos?
A ausência de outras pessoas na imagem ressalta a falta de
sensibilidade para o problema e a ignorância da sociedade pela falta de
conscientização e apoio para esta causa.
A mala sangrenta que a senhora está arrastando pelo saguão do aeroporto
é o foco deste anúncio, e simboliza o trucidamento e morte de animais.
Só porque um item está à venda, nem sempre significa que é legal para
comprar ou trazê-los para casa. Deve-se possuir compaixão amorosa por
todas as coisas vivas e a platéia pode facilmente compreender a mensagem
do WWF, que é transmitir a indignação e repúdio da matança de animais exóticos.
Raimundo Laerto de Lima Filho
Faculdade Cisne
Gestão Comercial
Sem comentários:
Enviar um comentário