sábado, 18 de abril de 2015

Karl Marx e a comunicação

Karl Marx nasceu me 1818, tem ascendência judaica, mas escapou aos rigores da doutrinação habitual nas famílias israelitas. Graduado em Direito, sua formação acadêmica foi realizada na Universidade de Berlim. Marx alinhou-se à esquerda, defendendo a transformação do próprio Estado para melhor servir o bem comum. Sua meta era fazer carreira universitária, mas logo se desilude dessa pretensão, trabalhando como articulista na imprensa regional, onde defende ideias contra-hegemônicas, inclusive combatendo a censura à imprensa. Mas a escalada da censura prussiana motiva o exílio da vanguarda hegeliana de esquerda em Paris, projetando lançar uma revista política, denominada Anais Franco-Alemaes. Convidado a coeditar essa revista, Karl Marx migra para a França, onde se encontra com Friedrich Engels, com o qual estabelece uma duradoura parceria intelectual.
Karl Marx mostra suas ideias sobre o Estado, a propriedade e as classes sociais em 1843, mas só as tornou públicas em 1859, quando circulou seu prefácio “Para uma crítica da economia política”, em que relata toda a sua trajetória intelectual, explicitando sua crítica ao pensamento de Hegel.
Depois de lidos os textos de Marx, pode perceber que o autor preocupa-se com o estudo da evolução das sociedades humanas através dos tempos. Observa a necessidade de conflitos como o movimento desencadeador de evolução. Estas lutas são desencadeadas por contradições que estão naturalmente incluídas na estrutura da sociedade e são elas que permitem as mudanças. Sendo a burguesia a classe dominadora e a que tem poder no Estado, o proletariado é a classe que sofre maior opressão pela sociedade,  sendo isto condição essencial à mudança, pois só assim se dará a revolta do proletariado.




Lucas de Oliveira Arraes
Produção Publicitaria - Cisne

Sem comentários:

Enviar um comentário