Apesar de muitos acreditarem que não, a representação da
figura feminina na mídia, ainda nos tempos de hoje, é basicamente apenas associada
a produtos de limpeza e propagandas de cerveja.
Estes velhíssimos estereótipos só desvalorizam cada vez mais
a imagem da mulher, reforçando a idéia ultrapassada de mulher-objeto, ou que
não saímos ainda da cozinha. Assim, como se ainda quisessem dividir o mundo
entre “Coisas de mulher” e “Coisas de homem”. O futebol, por exemplo, é coisa
de homem, já novela é coisa de mulher.
Será?
Já que toquei no assunto, lembrei-me de uma tirinha da marca
de sabão Ariel, pertencente à empresa P&G, cujo publicou na internet alguns
quadrinhos, e neste mostrado abaixo eles quiseram mostrar como “a mulher também
torce”.
É mulher torce sim, mulher torce roupa!
Outras propagandas também são corriqueiramente
bombardeadas com criticas, e as de cervejas são campeãs. Conhecidas por estarem
sempre recheadas de corpos femininos dourados e de biquíni, são os comerciais que mais são
lembrados pela “estereotipação” explicita.
Uma
bela estrategia de marketing, porém esse tipo de propaganda pode gerar
desconforto. E foi exatamente o que aconteceu com a cerveja Skol, que no carnaval de 2015 lançou uma campanha com outdoors cujo
traziam mensagens do tipo “Topo antes de saber a pergunta” e “Esqueci o ‘não’
em casa”. O que gerou polemica nas redes sociais.
Logo a
publicitária Pri Ferrari e a jornalista Mila Alves, ao ver tal cartaz, adicionaram
o “e trouxe o nunca”.
E uma delas ainda
complementou em seu Facebook.
Depois de toda a
repercussão, a empresa tirou os outdoors de circulação, adicionando novas e
ainda pedindo desculpas por todo o transtorno.
O fato é que todas
as campanhas estão sujeitas a opiniões, sejam ditas como validas ou não, sentir-se
indignado com uma propaganda é de fato comum, alem do mais quando estes são seu
público alvo.
Vanessa da Rocha Laurentino
Produção Publicitária
2015.1
Um assunto interessante a ser tratado e ha anos isso existe, tiraram os direitos de uma propaganda para crianças, mas em pleno domingo permitem que toda a família veja um esteriótipo de irracionalidade na TV, gostei da abordagem do tema, muito bom vanessa!
ResponderEliminarLucas de Oliveira Arraes