segunda-feira, 25 de maio de 2015

Análise Semiótica



"Não compre suvenires de animais exóticos" Fonte:WWF


A foto se trata de uma campanha da WWF(Organização não governamental dedicada á conservação da natureza) que é a favor da preservação dos animais, plantas e outros artigos feitos através dos animais como matéria-prima, no caso desta campanha á cima aos exóticos. Ela busca a conscientização das pessoas na compra de produtos de matéria-prima animal, até ai tudo bem, é uma questão á ser levantada e bem esperada da organização, porém deixa muito á desejar.
O objetivo dela é a conscientização - este é o foco - sendo agressiva e chamando a atenção para os cuidados com as compras em viagens para não contribuir com a extinção de espécies e caça ilegal dos mesmos. Claro que isso não fica evidente para qualquer pessoa com um certo nível de conhecimento sobre o assunto, ela instiga a pessoa a pensar na imagem sangrenta que se forma de um rastro da bolsa de viagem em meio ao aeroporto vazio, por tempo demais. Vamos pensar um pouco: Qual o objetivo da campanha? 

Análise crítica: Conscientização, certo? Se for para conscientizar ela peca bastante na possibilidade de alcançar qualquer público, pois a campanha não se encaixaria bem em qualquer veículo de mídia visual, logo nem todos ficaram cientes do risco ao comprar suvenires fora do país. Quando digo que não se encaixaria bem é porque se trata de uma imagem que precisa ser trabalhada na mente, e de tempo até concluir o pensamento sobre ela, sobre do que se trata. E as pessoas não costumam dar atenção á algo de difícil compreensão, simplesmente olham e ignoram se não entendem. Nem todo mundo sabe quem é a WWF ou qual o seu objetivo. Sim, a propaganda poderia ser vinculada á um certo tipo de mídia que alcance pessoas certas para vê-las, mas esse não é o caminho para quem busca algo tão difícil que é a preservação ambiental.

O uso da semiótica: Uma pessoa chegando de viagem ao aeroporto com sua bolsa de viagem deixando sangue por onde passa, e a frase negativa á compras costumeiras em viagens que é o suvenir. O contraste do sangue com o cinza do aeroporto para chamar atenção, a roupa da mulher indicando sua chegada de uma determinada região, são detalhes importantes.



Se compararmos á esta outra campanha da WWF, vemos uma diferença enorme do uso da semiótica. Ela é direta, inteligente e ganha um público bem mais amplo. O que se espera de uma campanha de conscientização é isso. Não importa se o tema aplicado for mais complicado, é pra isso que se usa a semiótica, para facilitar a compreensão da campanha publicitária.


"Antes que seja tarde" Fonte:WWF


Laryse Ferreira
































Sem comentários:

Enviar um comentário