domingo, 19 de abril de 2015

Os Espinhos da Cultura

O Xadrez das Cores: O preconceito e o desafio da acolhida da diversidade

Curta-metragem de Marco Schiavon com Anselmo Vasconcellos, Mirian Pyres, Zezeh Barbosa.





"O conceito de estereótipo foi criado em 1922, pelo escritor estadunidense Walter Lippmann. É bastante confundido com preconceito, uma vez que estereótipo acabam se convertendo em rótulos, muitas vezes, pejorativos e causando impacto negativo nos outros. Também porque é uma noção preconcebida e muitas vezes automática, que é incutida no subconsciente pela sociedade."


O estereótipo é uma mazela social. Isso afeta e muito na construção de uma cultura, da educação e do modo de vida das pessoas. O que me deixa bastante chateada é o modo como nós, brasileiros, convivemos com estereótipos facilmente, principalmente em propagandas.
Propagandas de cervejas, produtos de limpeza, de carros... se você parar um pouco pra analisá-las vai perceber facilmente. Mas se você pensa que isso não influencia em nada, está muito enganado! 

Propagandas de cervejas são as campeãs do sexismo. E nem é preciso ser um Freud para analisar (ou será que precisa?).

Propagandas são um reflexo do mercado e ele por sua vez um reflexo da cultura.




Fomos ensinados desde cedo quais cores devemos usar, com quais brinquedos devemos brincar, e de quem podemos gostar. A sexualidade hoje na nossa cultura é debatida constantemente, mas ainda falta muito para entenderem que a mudança deve ser feita na educação, aquela educação de certo e errado que tivemos em casa, para formar pessoas com mente aberta, dispostos á dialogar e a compreender opiniões alheias.

Campanha Indiana contra o estupro e assédio de mulheres




Laryse Ferreira

Sem comentários:

Enviar um comentário