O carnaval chegou ao
Brasil em meados do século XVII, o qual foi influenciado pelas festas
carnavalescas que aconteciam na Europa. Em alguns países como a França, o
carnaval acontecia em forma de desfiles urbanos, ou seja, os carnavalescos
usavam máscaras e fantasias. Embora outros personagens serem de origem europeia,
foram incorporados ao carnaval brasileiro como, por exemplo: Rei momo, pierrô,
colombina, os primeiros blocos carnavalescos, cordões e os famosos cortejos de
automóveis (corsos). Mas se tornaram mais populares no começo do século XX.
A primeira escola de
samba foi criada no dia 12 de agosto de 1928, no Rio de Janeiro e chamava-se
“Deixa Falar”. Anos depois a escola mudou seu nome para Estácio de Sá. A partir
deste momento o carnaval de rua começa a ganhar um novo formato. Com isso, no
rio de Janeiro e São Paulo, começam a surgir novas escolas de samba.
Organizadas em Ligas de Escolas de Samba, iniciam os primeiros campeonatos para
constatar qual escola de samba era a mais bela e animada.
A região nordeste
permaneceu com as tradições originais do carnaval de rua como, por exemplo:
Recife. Já na Bahia, o carnaval de rua conta com a participação dos trios
elétricos, embalados por músicas dançantes, em especial pelo axé. Deve se
ressaltar que na Bahia existe carnaval o ano inteiro pois foi lá que surgiu a
micareta (carnaval fora de época). No período carnavalesco só há carnaval em
Salvador. A maior parte das cidades baianas promovem a festa fora de época.
Em Quixadá tivemos a
mudança do tradicional carnaval de clubes para o carnaval popular com o histórico carnaval de 1993 com a banda baiana Raízes do Pelo,
organizado pela então secretaria de Cultura.
Foi um verdadeiro
choque cultural a mudança; para alegria da juventude da época. Era a época da
explosão da música baiana.
Destro dessa tradição
cultural no município quixadaense temos os blocos de rua que embora no momento
estejam ausentes por falta de incentivos, foram eles que nos últimos 23 anos
abrilhantaram e deram a Quixadá a condição de ter o maior carnaval popular do
interior.
Teorias da comunicação - CISNE
Clistenes Silveira
A publicação está de acordo com o titulo proposto.Foi colocado pelo companheiro,as festas carnavalescas desde a sua origem,como estas chegaram ao Brasil e em suas regiões,ressaltando o aspecto cultural e regional,a história cultural,colocando também,como o carnaval está sendo vísto e desenvolvido em sua cidade
ResponderEliminarCarlos Fhilippe Bezerra De Oliveira.