Afirmava-se que a idade média era um período tenebroso. Na verdade essa afirmação era falsa, mesmo que nada tivesse ocorrendo na Europa continuou acontecendo em outros lugares. Por exemplo o Oriente próximo. Alexandre Magno rei da macedônia, ao subjugar a Grécia tornou-se representante da cultura helênica. Fundou no distante Oriente uma cidade que recebeu seu nome, Alexandria.
Em seguida o seu sucessor, o imperador Ptolomeu Sóter construiu uma biblioteca e a tornou o centro da cultura antiga. Por lá reuniram copias de todos os livros existentes no mundo, alcançando cerca de 700.000 volumes e assim tornaria-se depositário de toda sabedoria ocidental.
Pelo menos três invenções trazidas da China foram fundamentais para os europeus a bussola, a pólvora e o papel. O papel foi uma descoberta de Johanes Gutenberg, por volta do ano 1440 que possibilitou conquistas até então jamais imaginadas, na verdade um golpe mortal no monopólio da igreja católica, Martinho Lutero traduziu a Bíblia para o alemão e apartir de então desencadeou-se o processo de protestantismo contra o papa, em Roma. Diversos outros movimentos protestantes, na Inglaterra e na suíça.
Fonte: Teorias da comunicação; Conceitos, escolas e tendencias (Organizadores) Antonio Hohlfeldt, Luiz C. Martino, Vera Veiga França. 13 . ed. - Petrópolis, RJ: Vozes, 2013.
Francisco Geliarde da Silva Soares
Produção Publicitaria - 2015.1
Teorias da Comunicação
Marx Costa

Sem comentários:
Enviar um comentário