Na Idade média costumava-se afirmar que era um período nebroso, onde nada acontecia. Na realidade era falso. Primeiro que mesmo que nada tivesse ocorrendo na Europa acontecia em outros lugares. Um exemplo, no Oriente Próximo.
Vamos seguir por um determinado caminho. Alexandre Magno (356-323 aC), rei da Macedônia, ao subjugar a Grécia, ele tornou-se representante da cultura helênica e em suas campanhas de guerra, ele fundou no distante Oriente em 322 aC, a cidade que recebeu seu nome, Alexandria, no delta do rio nilo. Se destacava por seu farol de 130 metros de altura, o farol é considerado uma das maravilhas do mundo antigo, então foi construída por seu sucessor o imperador Ptolomeu Sóter a biblioteca de Alexandria e em pouco tempo se tornou uma das maiores cidades do mundo grego se tornando o centro da cultura antiga, cerca de 700 mil volumes a biblioteca de Alexandria, sugerida por Demetrius de Faleron (300-290 aC) tornou-se depositária de toda a sabedoria ocidental.
No século VII, a biblioteca da cidade foi incendiada perdendo cerca de 700 mil rolos de papiro contendo obras da antiguidade. Em 1375, o farol foi destruído por um terrível terremoto. Em 1994, arqueólogos mergulharam sob Alexandria e descobriram restos de embarcações e de construções daquela época. Hoje, a cidade está ameaçada pelas erosões provocadas pela elevação marítima.
Farol de Alexandria - 130 metros de altura.
Fonte: Teorias da Comunicação: conceitos, escolas e tendências (organizadores) Antonio Hohlfeldt, Luiz C. Martino, Vera Veiga França. 13. ed. - Petrópolis, RJ: Vozes, 2013.
Aline Kelly Menezes Pereira
Produção Publicitária - 2015.1
Teorias da Comunicação
Faculdade Cisne
Marx Costa

Sem comentários:
Enviar um comentário